Slavisa Lamounier
Práticas Artísticas para a Inclusão e Educação
Ações de Formação acreditadas pelo CCPFC para Professores da Educação Básica, Educadores da Infãncia e Professores de Educação Especial
Educação e Mídia Educação
Oficinas, Novas Práticas Educativas, Artefatos Culturais e Dispositivos Tecnologicos
Metodologia Telessala
Fundação Roberto Marinho
No Brasil trabalhei durante quatro anos como Consultora da Fundação Roberto Marinho (2009-2013) com projetos e programas de aceleração de estudos, correção de fluxo e qualificação profissional que utilizam o material do Telecurso, para alunos em defasagem idade-série e jovens/adultos, em parceria público-privada com governos de Estados e Municípios pelo país - Metodologia Telessala (baseada nos Quatro Pilares da Educação da Unesco e inspirada no Método Paulo Freire de Alfabetização).
Atividades exercidas: elaborar e conduzir planejamentos para Capacitação e Qualificação Profissional, acompanhar professores inseridos nos programas da Fundação Roberto Marinho, realizar Formações continuadas na Metodologia Telessala, tabular dados de pesquisa, elaborar e conduzir oficinas pedagógicas para Supervisores Escolares.
Oficinas Mídia Educativas
O uso de diferentes mídias na sala de aula é importante. O game, assim como a televisão, o rádio, o celular, o lápis, a caneta, o cartaz são tecnologias que devem auxiliar o estudante em seu processo de aprendizagem. São ferramentas, mas não são apenas instrumentos; são meios através dos quais dialogamos com o mundo, interagimos com o espaço e com nós mesmos.
Educar sob o âmbito desta nova metodologia consiste em aprender junto, em estar atento a novas possibilidades de comunicação com o outro; uma comunicação de mão dupla – que escuta, interpreta, absorve; contextualiza; processa; reproduz um pensamento; refaz o significado e conecta-se há um sistema plural, globalizado, não linear e inacabado que, assim como cada um de nós, está em constante descoberta e evolução.
Núcleo de Mídia Santa Marta
Criado em 2009, tem a missão de oferecer à população da Comunidade Santa Marta (favela carioca) uma formação complementar e profissionalizante. Através de diferentes oficinas midiaeducativas (fotografia, vídeo e trilha sonora), o projeto previa também a criação, produção e elaboração de produtos comunicacionais, como fruto do trabalho desenvolvido durante as aulas. O projeto contou com a participação do ator Vinicius de Oliveira, o Josué de Central do Brasil de Walter Salles (cineasta brasileiro), do professor e midiaeducador italiano, Dr. Pier Cesare Rivoltella, do cartunista, escritor e jornalista Ziraldo (Brasil) e do gerente de programação do Canal Futura (Fundação Roberto Marinho), João Alegria..